segunda-feira, 23 de maio de 2011

SEREIAS VERDADE OU MITO?

 


Sereia (do grego antigo: Σειρῆνας) é um ser mitológico, parte mulher e parte peixe (ou pássaro, segundo vários escritores e poetas antigos). É provável que o mito tenha tido origem em relatos da existência de animais com características próximas daquela que, mais tarde foram classificados como sirénios.
Filhas do rio Achelous e da musa Terpsícore. Eram tão lindas e cantavam com tanta doçura que atraíam os tripulantes dos navios que passavam por ali para os navios colidirem com os rochedos e afundarem. Odisseu, personagem da Odisséia de Homero, conseguiu salvar-se porque colocou cera nos ouvidos dos seus marinheiros e amarrou-se ao mastro de seu navio, para poder ouvi-las sem poder aproximar-se. As sereias representam na cultura contemporânea o sexo e a sensualidade.
Na Grécia Antiga, porém, os seres que atacaram Odisseu eram na verdade, retratados como sendo sereias, mulheres que ofenderam a deusa Afrodite e foram viver numa ilha isolada. Assemelham-se às harpias, mas possuem penas negras, uma linda voz e uma beleza única.
Segundo a lenda, o único jeito de derrotar uma sereia ao cantar seria cantar melhor do que ela.
Em 1917, Franz Kafka escreveu o seguinte conto O silêncio das sereias:
As sereias, porém, possuem uma arma ainda mais terrível do que seu canto: seu silêncio.
Sereia na mitologia.

Sereia, no mundo da mitologia e folclore, criatura que mora no mar, tem a cabeça e o tronco de mulher e a parte inferior do corpo igual à de um peixe. Nas numerosas histórias sobre elas, as sereias adivinham o futuro, outorgam poderes sobrenaturais às pessoas, enamoram-se dos mortais atraídos por suas canções, seduzindo-os, então, por sua beleza e convencendo-os a segui-las para o fundo do mar. Tanto a idéia de um amor ideal e fatal, como a de uma inalcançável beleza feminina, são partes inerentes desta lenda.

Outro tipo de sereia.

Dotadas de um canto irresistível que atrai os marinheiros para a morte nas águas, as sereias são, originalmente na mitologia grega, seres mistos de aves e belas mulheres. Porém a palavra “sereia” nas línguas portuguesa, espanhola, francesa, italiana e algumas outras é a mesma usada para representar uma criatura fantástica metade peixe e metade mulher. Embora esta sereia tenha alguma similaridade em poderes com a sereia grega, é outra criatura e na arte grega era representada como uma ave com cabeça de mulher ou então como uma mulher com asas e pernas de pássaro. Uma de suas possíveis origens é que eram companheiras de
Perséfone, e que ganharam as asas pelo poder da deusa Deméter, para que a ajudassem a procurar pela filha, quando esta foi raptada por Hades.
Televisão.
 
Tetis
Em Saint Seiya, Tetis é uma sereia subordinada a Poseidon/Julian Solo.
















Camie


Em One Piece, existe uma ilha onde moram tritões e sereias, sendo que destas últimas apareceram duas: Kokoro, viúva do Carpinteiro Tom, e Camie, amiga de Hachi. Foi revelado que, após os 30 anos de idade, as sereias ganham a habilidade de mudar sua cauda para duas pernas sempre que quiserem.


Ha algus mitos que as sereias sao na verdade símios,antessesores dos humanos,que ao se alimentarem só de pesca,tenham desenvolvido nadadeiras para se locomoverem melhor embaixo d'agua.
Tenham desenvolvido fala com os golfinhos e migrem com as baleias.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário